Você já ouviu falar no Parque Estadual do Ibitipoca? Você já ouviu falar no Parque Estadual do Ibitipoca? Se você é apreciador da prática de esportes ao ar livre, dos passeios em contato com a natureza ou simplesmente gosta de sossego e paz, para descansar num feriadão ou final de semana: conheça o Parque Estadual do Ibitipoca!

Estamos falando de um parque florestal localizado a 3km do distrito de Conceição do Ibitipoca, pertencente à cidade de Lima Duarte, no estado de Minas Gerais. O parque foi criado em 04 de julho de 1973 e é administrado pelo IEF-MG (Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais). Então Ibitipoca é uma extensão da Serra da mantiqueira e possui 1.488 hectares.

Para quem gosta de se aventurar em trilhas e praticar o trekking, o parque oferece algumas opções interessantes. Existem roteiros de caminhada em Ibitipoca com 5km (Roteiro das águas), 11km (Roteiro Pico do Pião) e 16km (Janela do Céu). Mas nada impede que você se aventure, crie seu próprio roteiro e explore as belezas de Ibitipoca como desejar.

Roteiro das águas

Além das trilhas, quem vai a Ibitipoca pode optar pelo acampamento. Então o parque possui área reservada para Camping e infraestrutura com restaurantes, lanchonete e banheiro.

Explore Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca possui um total de 28 km de trilhas. Esses trilhas estão divididas entre os três circuitos citados anteriormente: Roteiro das águas, Roteiro Pico do Pião e Janela do Céu. Vamos conhecer um pouco mais a fundo cada um desses roteiros. Dessa maneira você pode analisar, escolher qual deles mais te agrada e finalmente começar sua aventura em Ibitipoca!

  • Roteiro das águas

O Roteiro das águas possui 5 km de extensão, totalizando uma média de 3 horas de caminhada pelo Parque Estadual do Ibitipoca. A altitude máxima da trilha é de 1.387 metros. Esse é o menor circuito de Ibitipoca e o que possui menor grau de dificuldade. Além disso, o trajeto é circular, você pode ir e voltar por lados opostos. Assim essas características fazem com que o roteiro seja um dos mais procurados em todo o parque.

3 horas de caminhada pelo Parque Estadual do Ibitipoca

A Prainha é a primeira atração da trilha que começa a 1,5 km da entrada do parque. Localizada bem no início do trajeto, a Prainha é formada por um rio raso e costuma estar sempre cheia por ser de fácil acesso. Então subindo às margens do rio você chegará à Praia das Elfas, um ponto menos conhecido e consequentemente menos movimentado. Bom para mergulhar e relaxar.

A Prainha é a primeira atração da trilha

Seguindo o rio pela parte baixa você vai encontrar mais algumas das cachoeiras de Ibitipoca. O Lago das Miragens, uma piscina rodeada por um paredão de pedras, é a próxima atração do percurso. Em seguida você encontra a Ponte de Pedra, que recebe esse nome pois neste ponto o rio atravessa um arco de pedra de 25 metros de altura. Uma vista linda para quem faz a trilha tanto por cima quanto por baixo.

Ponte de Pedra, que recebe esse nome pois neste ponto o rio atravessa um arco de pedra

A última atração para quem seguiu o rio por baixo é a Cachoeira dos Macacos. Antes dela você vai passar pela parte alta da Cachoeira da Pedra Quadrada. Essa cachoeira possui 30 metros de altura. Para ver a queda você precisa chegar na beirada. Mas a vista é incrível!

Seguindo o Roteiro das águas do Parque do Ibitipoca em direção ao Pico do Peão você encontra o Lago dos Espelhos, a Ducha e o Lago Negro. O Lago Negro recebe esse nome pois sua enorme profundidade torna suas águas muito escuras. Então se você é iniciante nos mundos das trilhas ou não quer se cansar muito, o Circuito das Águas é uma excelente pedida. Curto e encantador.

  • Roteiro Pico do Pião

O Circuito do Pico do Pião tem belos cenários em sua extensão, mas é pouco explorado por ter um grau de dificuldade maior. A subida final é mais forte e o trajeto não é circular. Você vai e volta pelo mesmo caminho. Com trilha de 11 km de extensão e cerca de 4 ou 5 horas de caminhada, o Pico do Pião fica a 1.720 metros de altitude.

Se você optar por acampar ou estacionar dentro do Parque Estadual do Ibitipoca, você vai conseguir economizar 3 km de caminhada. O roteiro do Pico do Pião é um pouco cansativo por conta das subidas, mas você não vai encontrar muitas dificuldades técnicas. A trilha é bem larga e aberta.

A primeira atração da trilha é a Gruta do Monjolinho

A primeira atração da trilha é a Gruta do Monjolinho, uma pequena gruta atrás de um poço, com água que entra por uma fenda submersa. Há quem se aventure atravessando a fenda para ver a gruta e a pequena queda d’água formada lá dentro. A próxima parada é a Gruta do Pião. Localizada no meio de um bosque, é uma gruta longa, de teto baixo e que vai se estreitando. O ideal é levar uma lanterna para realizar a exploração.

Logo depois vem a Gruta dos Viajantes. Uma das maiores em Ibitipoca. Localizada próxima ao final da trilha, ela possui escadas de madeira que facilitam o acesso. É possível atravessar a gruta e sair pelo outro lado. Mais uma subidinha e você chega ao cume do Pico do Pião: um dos pontos mais altos do parque.

Lá você vai encontrar as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, de 1932. Destruída pelas tempestades, hoje só restam o altar e o piso. Lá de cima você pode contemplar a vista em 360 graus, de toda a região em torno do parque. Então quem acampa no parque do Ibitipoca pode aproveitar para assistir o pôr do sol do Pico do Pião. Os raios surgem por trás do altar e formam uma paisagem incrível.

Você já ouviu falar no Parque Estadual do Ibitipoca?
  • Janela do Céu

Por último o roteiro mais longo do Parque Estadual do Ibitipoca. Certamente a Janela do Céu é o ponto mais famoso de todo o Parque. A vista do alto da cachoeira, com 35 metros de altura, atrai mais os visitantes do que a própria queda d’água. São 16 km de trilha circular. Cerca de 7 a 8 horas de caminhada e altitude máxima de 1.784 metros.

Janela do Céu é o ponto mais famoso de todo o Parque

A caminhada é longa e pode ser bem cansativa para os iniciantes. Apesar disso ela não oferece dificuldades técnicas. Leve bastante água e curta o passeio. Pelo caminho você vai encontrar algumas grutas de Ibitipoca abertas para visitação, a primeira delas é a Gruta da Cruz uma gruta bem pequena e com abertura no teto, localizada ao lado do Cruzeiro.

Gruta da Cruz uma gruta bem pequena e com abertura no teto

A próxima atração é o Pico da Lombada. Localizado à 1.784 metros de altitude. É o ponto mais alto do Parque Estadual do Ibitipoca. Agora com o ponto máximo atingido a caminhada fica mais tranquila. Próximas paradas são a Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Três Arcos e a última atração antes da Janela do Céu, a Gruta das Moreiras.

Depois de chegar à Janela do Céu, admirar a vista e descansar um pouco. Depois você tem a opção de fazer o mesmo caminho de volta ou seguir pelo lado oposto, sem muitas atrações. Seguindo pelo lado oposto você chega a uma bifurcação que leva ao Pico do Pião. Uma opção é parar pelas cachoeiras do Circuito das águas.

Esteja preparado para aproveitar Ibitipoca

Leve água, faça lanches leves e que deem disposição para enfrentar as subidas e as horas de caminhada. Use roupas leves e confortáveis. Então aposte num bom calçado, que te dê sustentação, conforto e segurança. Aposte em Marluvas! Aliás leve lanterna para explorar as cavernas.

Quer saber mais sobre Ibitipoca?

Portanto fique ligado aqui no nosso blog que em breve daremos mais informações sobre esse lugar charmoso, perfeito para relaxar e estar em contato com a natureza. Mais uma das belezas mineiras.

#Indicca – Geração de Conteúdo