Você já ouviu falar na Vila de Conceição do Ibitipoca? Esse vilarejo charmoso e com uma natureza exuberante está localizado no interior de Minas Gerais. Distrito da cidade de Lima Duarte, Conceição do Ibitipoca fica a 27 km do município. São 90 km até Juiz de Fora. 260 km até o Rio de Janeiro e 360 km partindo da capital do estado, Belo Horizonte. Conseguiu se localizar? Então vamos conhecer a Vila um pouco mais a fundo.

As primeiras marcas registradas de Ibitipoca que podemos citar aqui são as inúmeras casinhas coloridas que compõem o vilarejo e as ruas com calçamento de pedra. Então aposto que você já está imaginando como vai ficar lindo o feed do instagram! E é isso mesmo, você certamente vai encher a timeline dos seus amigos com fotos lindas desse vilarejo mineiro.

Outra característica que não é exclusiva de Ibitipoca, mas sim de todo o estado de Minas Gerais é a hospitalidade local. Aliás se tem uma coisa que mineiro sabe, modéstia à parte, é receber bem! Bares, cafés, bistrôs e restaurantes: todos em Ibitipoca pertencem a moradores da região e vendem as delícias mineiras locais, produzidas artesanalmente. Enfim visitar Ibitipoca é um deleite em todos os sentidos.

Não podemos esquecer das lojinhas de artesanato que também são mantidas e abastecidas por produtores locais, e das atrações musicais. Mesmo sendo um vilarejo afastado e pacato, Conceição do Ibitipoca também possui seus dias de vida noturna movimentada. É comum encontrar uma música ao vivo rolando em algum bar ou restaurante nas noites dos fins de semana e também dos feriados.

Existem também os festivais sazonais, que atraem grandes públicos para a Vila e são um prato cheio para a economia local. É sobre um desses festivais que vamos falar agora. O Ibitipoca Blues, ou IbitiBlues, é o “festival de blues mais charmoso do Brasil” que chega à sua vigésima edição neste ano de 2019 e promete movimentar o vilarejo nos dias 23 e 24 de agosto.

Conheça o Ibitipoca Blues

O festival Ibitipoca Blues chegou à sua maioridade estando entre os festivais de música mais importantes do Brasil. Realizado todos os anos no mês de agosto. O festival tem como casa o Ibitilua, um camping localizado no coração da Vila de Conceição do Ibitipoca e emoldurado pelo verde do Parque Estadual do Ibitipoca. Então para a realização do evento o espaço é totalmente adaptado. E recebe uma superestrutura de palco, som, iluminação, camarim, além de bares, banheiros, área de alimentação e camarote vip.

O IbitiBlues leva cerca de três mil pessoas para o vilarejo durante o final de semana em que é realizado. O público ocupa 100% das hospedagens disponíveis em Ibitipoca. E também movimenta fortemente a economia local, que normalmente vive do turismo ecológico. Misturando música, arte e sustentabilidade, durante o fim de semana, além dos shows, são realizados workshops, feiras e exposições com os artesãos locais.

Arte, Cultura e Solidariedade para Ibitipoca

O Festival Ibitipoca Blues além de levar arte e cultura aos moradores locais e aos turistas. Tem também uma grande preocupação com questões socioambientais desde a sua primeira edição. Então como a maior atração turística do vilarejo costuma ser o famoso Parque Estadual do Ibitipoca. Aliás os realizadores do festival fazem questão de estimular a consciência ecológica e ambiental, além do conceito de sustentabilidade.

Tudo isso é promovido por meio de ações como: distribuição de mudas e sementes; desenvolvimento do projeto “Ibitipoca Lixo Zero”, que visa a produção da menor quantidade de lixo possível durante a realização do evento; programa de “sensibilização ambiental”; oficinas de conscientização para crianças; selo de Neutralização de Carbono, certificado pela Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade, além de uma campanha “crowfunding Ibitipoca Limpa”.

Outra ação que faz sucesso desde a primeira edição do festival é a “Meia Entrada Solidária”. Além dos estudantes e maiores de 60 anos que têm a meia entrada garantida por lei, o público geral também pode garantir 50% de desconto no ingresso por meio de uma ação promovida pelos organizadores do Ibitipoca Blues. A ideia da “Meia Entrada Solidária” é promover a arrecadação de material escolar. Assim o material é doado para instituições da região que atendem a diversas crianças. Então o público pode consultar uma lista disponibilizada pelo evento e montar um kit de material escolhendo pelo menos três itens da lista.

Se você se interessou em curtir o festival, basta ficar de olho no site pra saber quando começam as vendas dos ingressos para a vigésima edição do Ibitipoca Blues, que será realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2019.

Aproveite para desbravar Ibitipoca

Se você vai a Ibitipoca para prestigiar o festival, aproveite para conhecer também o Parque Estadual. Lá você vai intensificar sua experiência local e o contato com as belas paisagens naturais de Minas Gerais. Enfim são diversas cachoeiras para se refrescar e alguns roteiros de trilha para caminhar a apreciar a paisagem.

O parque cobra uma entrada de vinte reais por pessoa em dias úteis e de vinte e cinco aos finais de semana e feriados. Há também uma limitação de 600 visitantes por dia para que haja um maior controle do local por parte dos administradores. Assim os mais aventureiros podem aproveitar a estrutura de camping oferecida passar a noite no parque. Salvo que para isso é cobrado um valor de sessenta reais pela diária, independentemente do dia da semana.

Lembra do trekking né?

Já falamos por aqui algumas vezes. Pois o Parque Estadual do Ibitipoca é um lugar ideal para isso. Aliás não se esqueça de levar somente o necessário para a quantidade de tempo que vai passar e de utilizar o calçado correto para a prática. Sendo assim a Marluvas oferece diversos modelos para todos os tipos de necessidade. Calçados impermeáveis, reforçados, com tecidos transpiráveis e regulação de temperatura interna. Tudo para que você não esteja seguro e confortável durante toda a sua caminhada.

Então quem não curte acampar pode se hospedar nas pousadas e casas locais. Dentro do parque há uma opção de restaurante e na Vila existem diversos outros. Lembrando que para a realização do trekking é recomendado que o praticante leve comidas leves e de fácil manuseio: frutas, barrinhas de cereal, água, suco, isotônicos. Enfim leve também protetor solar, uma troca de roupa, meias, lanterna e muita disposição.

#Indicca – Geração de Conteúdo