Ainda tem dúvidas sobre a prática do trekking? Como já dissemos aqui algumas vezes esse é um esporte super democrático e ideal para ser praticado por quem gosta de estar em contato com a natureza. Então independente da sua idade ou do seu preparo, o trekking sempre será uma boa opção se você busca uma atividade física prazerosa.

Além de falar sobre o que é necessário para uma prática segura dessa modalidade de trilha, daremos também a dica de um local com paisagem exuberante para que você inicie sua caminhada em grande estilo, ou se aventure em novas trilhas caso já seja adepto do esporte há mais tempo. Então falaremos sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O que é preciso para começar a praticar trekking?

Se você é leitor novo do blog Marluvas provavelmente ainda não conhece nossos posts sobre trekking. Ah! Antes de mais nada seja muito bem-vindo! Nós falamos com frequência sobre a prática e inclusive já fizemos um artigo bem interessante sobre as diferentes modalidades dessa caminhada em contato com a natureza.

A dica para quem quer começar a praticar o trekking é escolher trilhas menores e com menos empecilhos. Nas primeiras vezes o ideal é optar por caminhadas que não excedam os 20 quilômetros. Então tenha certeza de que o local possui trilhas bem demarcadas e não hesite em contar com a companhia de um guia.

Se não quiser pagar um guia ou não quiser a companhia dele por qualquer outro motivo, leve amigos, procure por pessoas ou grupos que conheçam o local escolhido para a caminhada. Além de te dar mais segurança, ter alguém ao seu lado durante o trekking vai tornar o “passeio” mais leve divertido, já que você terá com quem conversar e compartilhar as belas paisagens pelo caminho.

Em hipótese alguma desobedeça às orientações das placas, caso existam, e se julgar necessário, leve um gps para não se perder. Vamos conhecer algumas trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos que são ideais para quem está começando? Para que você se localize, saiba que o Parnaso possui três entradas distintas: a Sede Guapimirim localizada no início da serra Rio x Teresópolis, km 98 da BR – 116; a Sede Teresópolis, que é a entrada principal do parque e a Sede Petrópolis Situada na Estrada do Bonfim, no Bairro de Correias.

Inicie seu trekking no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

A primeira trilha do Parque Nacional da Serra dos Órgãos que vamos apresentar aqui é a trilha da Barragem. A trilha tem 3km de extensão e uma média de duas horas de caminhada. Partindo da Sede de Teresópolis a estrada toda feita de paralelepípedos termina na praça da barragem, um ponto de captação de água para a cidade de Teresópolis. Por isso o nome da trilha.

A cada 100 metros de caminhada existem placas indicando a distância já percorrida. Pelo caminho é possível admirar a paisagem em alguns mirantes, descansar em recantos e encontrar duchas e cascatas. Todos os atrativos da parte baixa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos são acessados por meio da trilha da Barragem.

Outra trilha do Parnaso que possui a caminhada considerada leve é a que leva ao Poço dos Primatas – Circuito das Bromélias. Este poço é considerado o mais bonito da Sede de Petrópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A caminhada tem cerca de 1km. É mais curta que a Trilha da Barragem porém seu acesso acaba sendo um pouco mais complicado.

A trilha do Poço dos Primatas atravessa o rio, passando sobre pedras escorregadias e por este motivo é bom que se tenha atenção redobrada. Apesar disso a aventura é totalmente válida já que o visual final é de tirar o fôlego. A administração do parque recomenda que, por segurança, o local seja deixado imediatamente caso seja observada a formação de nuvens no alto da serra. Aliás antes de qualquer coisa é preciso cuidado com a segurança.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos e trekking seguro

E já que tocamos na questão da segurança é importante lembrar que o trekking por mais simples que seja, não dispensa alguns equipamentos que vão ser cruciais para a realização de uma caminhada tranquila e segura. Um desses equipamentos é o calçado. O calçado utilizado para a realização de trilhas precisa ter qualidade e algumas características específicas que oferecem o máximo de conforto e proteção.

O trekking é um esporte praticado em contato com a natureza e consequentemente em terrenos completamente irregulares. Por este motivo um tênis de academia comum pode não ser suficientemente seguro e confortável para a realização das trilhas. Opte por tênis ou botinas de segurança que tenham calcanhar reforçado e ofereçam uma maior estabilidade às pisadas. Dessa maneira além da diminuição do risco de torção você terá uma maior absorção de impacto.

É importante também que o calçado tenha tratamento impermeável já que na natureza é comum encontrar trilhas que passem por córregos e rios como é o caso da trilha do Poço dos Primatas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Imagine ter que passar o dia caminhando com os pés molhados só porque não escolheu o calçado correto!?

Além dessas duas características que consideramos indispensáveis em um calçado para trekking, você ainda pode escolher um que tenha controle de temperatura para não passar calor ou frio. Esses mesmos calçados possuem sistema de dessorção de suor, para que seu pé esteja sempre fresquinho e seco. Pois quanto mais completo for seu calçado melhor será sua experiência no trekking.

Vai ao parque Nacional da Serra dos Órgãos? Se liga nas dicas!

Agora que você já sabe como deve ser um calçado ideal para o trekking. E conhece duas trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos que são ideias para iniciantes. Então vamos descobrir como é o acesso ao parque.

Como dissemos, o parque possui três sedes e pode ser acessado por qualquer uma delas. Para isso você precisa adquirir um ingresso diretamente na bilheteria da sede de acesso ou por meio do site. Quem compra antecipadamente pelo site consegue entrar no parque fora do horário de funcionamento das bilheterias. Aliás o Parque Nacional da Serra dos Órgãos conta ainda com áreas de camping e oferece aluguel de barracas.

No site existem algumas abas de compra diferentes destinadas a moradores da região, moradores do país ou de fora, além de pacotes para pernoite o parque. Os valores variam de acordo com a especificidade de cada um.

Outras dicas para uma experiência incrível e segura no Parnaso são: o peso da sua mochila vai influenciar diretamente no tempo da caminhada, quanto mais pesada maior o tempo gasto. Então atente-se. Sempre volte no horário marcado mesmo que não tenha completado o trajeto.

#Indicca – Geração de Conteúdo