Sua empresa investe em segurança do trabalho ou ainda vive com base no pensamento de que esse é um gasto desnecessário? Apesar de muito negligenciada em diversos segmentos. A segurança do trabalho é obrigatória para todos os tipos de empresas e essencial para o bom desenvolvimento dos negócios. Isso porque quando este “setor” recebe a atenção devida. Dessa maneira ele aumenta a satisfação do trabalhador que passa a ter mais motivação para entregar resultados.

A segurança do trabalho é tratada como um setor dentro das empresas; mas não é composta obrigatoriamente por funcionários internos e muitas vezes não está presente “fisicamente”. Isso porque o empregador pode terceirizar este serviço. Você vai entender melhor se souber a “definição” de segurança do trabalho. Então vamos lá!

O que é a segurança do trabalho?

A segurança do trabalho consiste basicamente em um conjunto de normas e leis predispostas pelo governo. Todas elas são criadas visando a prevenção de acidentes. E também a preservação da saúde, física e mental, de todos os colaboradores dentro de uma empresa. As normas e leis relacionadas à segurança do trabalho impõem uma série de obrigações aos empregadores; mas também cobram atitudes dos trabalhadores.

Existem normas que regulamentam os mais diferentes tipos de atividades e situações. Cabe aos profissionais formados na área de segurança do trabalho o papel de determinar quais são as normas e procedimentos que contemplam os riscos presentes na sua empresa. Para isso ele fará um estudo minucioso de todas as atividades desenvolvidas pelos colaboradores; além de inspecionar todo o ambiente de trabalho a fim de detectar riscos nele contidos.

A partir de todas as análises o profissional de segurança do trabalho vai desenvolver procedimentos de segurança que devem ser seguidos à risca por todos os funcionários. Cabe ao empregador desenvolver junto ao profissional responsável e aos seus empregados a implementação de uma cultura de segurança do trabalho a partir, por exemplo, da criação de rotinas que incluam os bons hábitos de saúde e segurança.

O empregador deve oferecer todos os insumos necessários para o cumprimento dos procedimentos de segurança. Bem como os equipamentos de proteção individual e a promoção das melhorias necessárias dentro do ambiente de trabalho.

A prevenção é a melhor forma de garantir a segurança do trabalho

Tão importante quanto a utilização dos equipamentos de proteção individual corretos são as medidas e procedimentos preventivos. A maioria dos acidentes que afastam os trabalhadores de suas atividades diariamente são completamente evitáveis. Por isso é importante a adoção de uma postura mais responsável e a obediência às orientações impostas pelo setor de segurança do trabalho durante a realização de qualquer atividade dentro do local de trabalho.

Existe uma série de atitudes que a princípio parecem inocentes mas que na verdade são muito irresponsáveis e acabam colocando a saúde do trabalhador em risco. São coisas feitas de maneira inconsciente na correria das tarefas diárias e que necessitam de uma boa dose de disciplina para serem evitadas. Assim um exemplo são as caixas e ferramentas que são deixados fora do seu lugar de origem.

As caixas quando estão no meio do caminho podem fazer com que alguém tropece e caia. Um tombo pode causar lesões de diferentes gravidades e afastar os trabalhadores das atividades por longos períodos. Já temos um causador de acidentes que pode ser facilmente corrigido não é mesmo? Pois basta que as caixas tenham local de armazenamento pré determinado ou que no mínimo sejam deixadas em um canto seguro onde ninguém vá tropeçar.

As ferramentas que não estão em uso e são deixadas soltas pelo ambiente de trabalho também podem acabar machucando uma pessoa distraída. É importante orientar os funcionários sobre a operação e utilização correta de todas ferramentas e máquinas de trabalho. Além de reforçar e fiscalizar se todos os equipamentos são corretamente desligados, desmontados e/ou guardados quando não estão em uso.

Dicas de prevenção e segurança do trabalho

Além da utilização correta dos equipamentos de proteção individual e da organização do espaço. Existem outras dicas que ajudam a promover a segurança do trabalho e minimizar os riscos de acidentes. É importante que o colaborador esteja sempre bem atento e realizando suas tarefas com plena consciência já que a falta de atenção também é grande causadora de acidentes. Além disso o trabalhador deve realizar apenas as atividades para as quais está apto.

O trabalhador que desempenha funções para as quais não foi devidamente treinado e orientado tem muito mais chances de cometer deslizes e também de não entregar resultados satisfatórios. A empresa deve promover treinamentos e reciclagens periódicas. E também garantir que os colaboradores estão desempenhando apenas as atividades para as quais foram devidamente capacitados.

É importante que o trabalhador esteja atento ao ambiente em que trabalha diariamente a fim de perceber o surgimento de novos riscos à sua saúde e segurança. A partir dessa percepção ele deve reportar suas observações e os possíveis riscos aos responsáveis para que as medidas corretivas e/ou preventivas sejam tomadas os quanto antes.

Comunicação e segurança do trabalho

Uma comunicação eficaz pode auxiliar muito na implementação da cultura de segurança do trabalho em qualquer ambiente. As normas e procedimentos estabelecidos pelo setor de segurança do trabalho devem sempre ser repassados aos colaboradores de forma clara e concisa. Pois se houver ruídos na comunicação pode ser que a segurança não seja eficaz.

É importante promover reuniões periódicas para que os profissionais de segurança  do trabalho falem sobre as normas e procedimentos a serem seguidos. Todas as orientações devem ser passadas de forma didática; e o profissional responsável pelo repasse deve se certificar que nenhum colaborador está com dúvidas. Então as informações mais importantes devem ser repetidas e sempre que possível as situações devem ser ilustradas por meio de vídeos ou imagens.

Uma opção para reforçar procedimentos diários é a instalação de painéis ou telas de TV nos espaços de convivência dos colaboradores. Nos painéis podem ser fixados cartazes com lembretes sobre a utilização correta dos EPI’s; os cuidados com os mesmos após o uso; os processos para operação de máquinas; utilização de ferramentas e outras práticas que minimizam os riscos de acidentes. Pois o mesmo serve para as TV’s que podem exibir essas mensagens de forma mais animada e atrativa.

Para que o colaborador entenda a real importância da segurança do trabalho e da prevenção de acidentes. É importante que o assunto seja inserido de forma constante e natural em sua rotina. Portanto, reforce a importância das boas práticas e da utilização correta  e responsável dos equipamentos de proteção individual.

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