Você já ouviu falar no trekking? Falamos um pouco sobre essa modalidade esportiva aqui, em nosso blog, há alguns posts atrás. Então o trekking é um tipo de caminhada/trilha que pode ser realizada de diversas distâncias. Assim escolha o melhor calçado e inicie sua trilha.

Essa é uma modalidade de trilha que possui baixo impacto e por isso pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Pois o trekking aceita praticantes ativos e iniciantes, basta escolher a trilha mais adequada e usar os equipamentos corretos.

Escolha o melhor calçado e inicie sua trilha

Trilha atrativa e vida saudável para iniciantes

Uma característica que torna a trilha um esporte atrativo, é a união da atividade física com a prática ao ar livre. Excelente saída para quem quer manter a saúde em dia mas não gosta nem de pensar em enfrentar um ambiente de academia. A trilha dos praticantes de trekking é um pouco mais longa do que trilhas comuns. Mas se você é iniciante não se preocupe. Existem roteiros para praticantes de todos os níveis.

O importante para quem está começando a fazer trilha, é escolher roteiros que tenham poucas variações de nível (poucas ladeiras). Evite também fazer travessias extremamentes longas e dispense o roteiro caso a trilha passe por algum rio. Pelo menos nesse início.

Quem quer começar a se aventurar no universo do trekking, deve optar por alguma trilha que seja possível completar em um dia. Assim você não vai precisar acampar, e a quantidade de equipamentos a serem levados na caminhada será bem menor. Use esses primeiros momentos na trilha para adaptar o corpo ao ritmo de caminhada, aproveite para fortalecer a pisada e conhecer novos terrenos.

Escolha a trilha ideal para começar

Como já sabemos, existe trilha para todos os gostos e níveis de prática. No Brasil são muitos os roteiros, e a beleza do nosso país dispensa apresentações não é mesmo?! Terrenos em areia, montanhas, lugares próximos ou distantes. Vamos apresentar alguns deles para você ir se animando a começar a prática do trekking.

Escolha o melhor calçado e inicie sua trilha

  • Pico do Lopo

O Pico do Lopo faz parte da Serra do Lopo, uma extensão da Serra da Mantiqueira. A trilha fica localizada em uma cidade no interior de Minas Gerais, chamada Extrema. O trekking para chegar ao topo da serra é considerado leve, por isso é indicado para quem está começando e também pode ser realizado por qualquer faixa etária.

A caminhada na trilha do Pico do Lopo é curta, dura cerca de duas horas. O caminho é bem demarcado e de fácil acesso. Aproveite o percurso para apreciar a paisagem. A trilha passa pela Pedra das Flores e tem mirantes naturais em sua extensão, o que permite observar a região.

  • Gonçalves

Também na Serra da Mantiqueira, o município de Gonçalves tem alguns trajetos indicados para quem quer começar a se aventurar no trekking. A trilha mais famosa de Gonçalves é a da Pedra do Forno. O trajeto tem cerca de 1,28km. O trajeto até a Cachoeira São Benedito tem cerca de 1,59km e também é uma trilha que possui pouca dificuldade.

  • Lençóis Maranhenses

Sim, o trekking pode ser realizado em terrenos de areia. Essa é uma das maravilhas de se fazer trilha no Brasil: as muitas possibilidades que podem ser exploradas. As dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses podem chegar a 40 metros de altura. Frequentemente elas mudam de formato e de lugar, devido à força do vento.

A trilha que vai de Atins a Santo Amaro, corta todo o parque e é uma das mais procuradas pelos praticantes de trekking. Com cerca de 55km, a trilha tem paradas em dois vilarejos que cortam o trajeto. A dica é realizar a caminhada entre maio e setembro, época em que as lagoas da trilha estão cheias.

  • Sete Praias de Ubatuba

Aqui está a união perfeita da prática esportiva com o passeio por belas praias praticamente desertas, localizadas em Ubatuba, litoral de São Paulo. Parecida com o Pico do Lopo, o trajeto também é tranquila e curta. Cerca de dez quilômetros de caminhada sem grandes dificuldades, a trilha pode ser feita até por idosos e crianças.

Durante o caminho os praticantes conhecem algumas das mais belas praias de Ubatuba: Lagoinha, do Oeste, do Peres, do Bonete, do Cedro Sul, Grande Bonete e Deserta.

Escolha o melhor calçado e inicie sua trilha

Trilha segura com equipamento de qualidade

Antes de continuar apresentando trajetos ideais para quem quer começar a praticar o trekking, vamos falar um pouco sobre a importância de utilizar um equipamento de proteção individual correto na trilha. Sim, equipamentos de proteção não são apenas para trabalhadores. Praticantes de esporte também devem se cuidar.

Calçados são equipamentos indispensáveis para que sua trilha seja feita de maneira tranquila e segura. Escolha um calçado confortável e que dê sustentação para enfrentar as subidas e descidas. Se você deseja começar a praticar, conheça a linha Premier Plus da Marluvas.

Com tecnologias como: climatização interna, impermeabilização, absorção e dessorção de suor e sustentação extra no calcanhar para maior estabilidade, a Marluvas garante que sua trilha será muito mais segura e prazerosa. Um calçado escolhido corretamente vai suportar terrenos irregulares, escorregadios, molhados, climas quentes e frios. Conheça os melhores calçados e tenha o melhor desempenho.

Escolha sua trilha e comece já

Agora que você já sabe que o calçado correto vai influenciar diretamente no seu desempenho durante a trilha, vamos a mais algumas dicas de trajetos para começar.

  • Vale das Ostras

Essa trilha é considerada uma das mais bonitas do estado de São Paulo. O Vale das Ostras fica dentro da Área de Proteção Ambiental dos Quilombos do Médio Ribeira, na comunidade quilombola do Sapatú, em Eldorado. A trilha possui doze cachoeiras, a última delas é a Cachoeira Meus Deus, que não recebe esse nome atoa, sua altura é impressionante. O percurso inteiro soma cerca de 6km, não exige muito esforço físico e possui uma beleza singular.

  • Trilha Capão Guiné

Localizado na Chapada Diamantina, na Bahia, essa trilha liga o Vale do Capão à Vila de Guiné e é uma das mais bonitas da Chapada. O trajeto conta com cenários incríveis e apesar dos seus dezoito quilômetros, tem sua dificuldade classificada entre fácil e moderada. A caminhada é quase toda plana e leve, apenas os dois primeiros km são subida. A beleza natural da trilha vale qualquer esforço.

Poderíamos listar muitas outras trilhas indicadas para quem quer iniciar a prática do trekking, mas esse texto ficaria imenso. Portanto vamos parar por aqui. Mas você pode conhecer algum destes ou continuar pesquisando e se deslumbrar com as muitas belezas brasileiras.

Não se esqueça! Escolha o melhor calçado para não sofrer com imprevistos pela trilha.

#Indicca – Geração de Conteúdo