Brasileiro premiado sem nunca ter feito um curso de design, Odair José Ferro é um dos vencedores do maior e mais amplo prêmio de design mundial. A A’Design Award & Competition possui 99 categorias de design, aproximadamente 56 mil competidores e ganhadores de todo o planeta. Neste ano, o brasileiro venceu o Bronze Awards na categoria “Vestimenta e Equipamentos de Proteção Individual” com a bota Premier Plus, desenvolvida na empresa Marluvas Calçados profissionais.

A premiação acontecerá em Como na Itália no dia 28 de junho em uma noite de gala. A cidade também será a sede de uma exposição com os produtos premiados do dia 10 de junho e 30 de julho.

O PRÊMIO

A A ‘Design Award & Competition é o maior prêmio de design do mundo. A competição abrange diversas categorias e reúne designer de todo o planeta. Anualmente milhares de pessoas se inscrevem e passam por um processo rígido de avaliação. Até mesmo o júri é avaliado de forma crítica. Os avaliadores são os profissionais mais influentes do planeta na área de design. Fazem parte da banca avaliadora pessoas ligadas à moda, designers e jornalistas especializados.

O CALÇADO

O produto que garantiu o prêmio ao brasileiro foi um calçado da linha Premier Plus da Marluvas. Odair fez o primeiro desenho do modelo em sua casa no paraná no ano de 2008. A ideia ficou guardada até que surgiu a necessidade de criar algo que fosse diferencial para o mercado. Mexendo nos seus desenhos, o modelista encontrou e melhorou o design antigo.

A peça é a continuação de um trabalho feito em 2014, com a linha Premier. A nova versão tem o nome de “Premier plus”, que agrega novas tecnologias ao produto. Uma delas é o Outlast Climatech, que regula a temperatura do calçado, deixando os pés na temperatura ideal. A tecnologia empregada no forro da bota absorve o calor em cápsulas e libera apenas quando a temperatura do corpo precisa ser aquecida.

De acordo com Odair, além da tecnologia, um dos diferenciais do calçado é ter a proteção de um calçado de segurança. Ao mesmo tempo aliada ao design refinado que permite ser utilizado no dia a dia.

ODAIR (Brasileiro premiado em design)

“Não me considero um designer e sim um sapateiro que se tornou designer técnico em calçados”

A trajetória de Odair com os calçados começou há 30 anos montando caixas de sapato. Depois, ficou mais de 12 anos no processo produtivo, passando por todas as etapas de fabricação do calçado desde o corte até a injeção do solado. Somente em 2001 começou a trabalhar no desenvolvimento de produtos, somando 18 anos na área.

De acordo com o modelista “Isso foi criando bagagem e conhecimento. Conhecimento esse hoje que me ajuda a desenvolver meu trabalho”.

O profissional nunca estudou design e disse que “nunca fui bom em design. Nunca fui bom em desenho na minha vida. Mas eu fui aprendendo com o tempo.” Apenas fez um curso de modelista com duração de uma semana para aprender modelagem técnica.

Odair já trabalhou no processo de desenvolvimento e produção de calçados para a Marinha e Exército britânicos, assim como para o Exército dos Estados Unidos. Já foi à China e à Alemanha para adquirir conhecimento para o trabalho. E agora em junho irá à Itália receber o prêmio mundial de Design.

“Há 11 anos na Marluvas a gente aprende todo dia. Precisamos ser gratos por isso. A gente tem as ideias e a Marluvas aceita a desenvolver a nossa ideia e dar oportunidade de fazer nosso trabalho.”

LINKS PARA MAIS INFORMAÇÕES: Brasileiro premiado em design

Site oficial do prêmio: htps://competition.adesignaward.com/

Aléxia Pinheiro

Assessoria de Imprensa

Telefone: (32) 3693-4000 (ramal 4192)

E-mail: markting03@marluvas.com.br