Se você chegou até este texto é porque gosta da ideia de praticar atividade física em contato com a natureza. Pois é comum encontrarmos pessoas amantes do movimento e resistentes à rotina. Mas o objetivo do turismo de aventura e do ecoturismo é justamente esse: proporcionar aos praticantes uma oportunidade de fugir do agito dos grandes centros; dos exercícios praticados em salas fechadas e dos aparelhos fixos nos salões das academias.

Já sabemos que a prática de atividade física faz muito bem para o corpo e para mente. Mas são inúmeros os benefícios que conquistamos para nossa saúde quando movimentamos nosso corpo regularmente. A prática de esportes em contato com a natureza é ainda mais benéfica e prazerosa, além de democrática e inclusiva. Você já ouviu falar em turismo de aventura e ecoturismo? Será que existe diferença entre os dois? Então vamos descobrir!

Ecoturismo x Turismo de Aventura

O ecoturismo pode ser definido como um segmento turístico que realiza atividades em áreas naturais de forma responsável. E incentivando a preservação dos patrimônios naturais e culturais. Também conhecido como turismo ecológico essa “modalidade” turística. Atua em prol do bem estar da população local e busca promover uma maior consciência ambiental entre os turistas. Pois tudo isso é feito por meio da realização de atividades que integram homem e ambiente.

O turismo de aventura, por sua vez, é uma modalidade turística que consiste na realização de atividades de aventura que envolvem experiências físicas e sensoriais de maneira recreativa. Porque essas atividades envolvem uma série de desafios e despertam sensações diversas nos praticantes: liberdade, prazer, superação, entre outras. O turismo de aventura é praticado em contato com a natureza e, quando segue determinadas diretrizes, está encaixado dentro do ecoturismo.

Existem diversas modalidades esportivas consideradas parte do turismo de aventura: canoagem, ciclismo, trekking, arborismo, mergulho, rapel, entre outros. Entendeu porque dissemos que a prática de esportes em contato com a natureza é inclusiva e democrática? Afinal existem diversos tipos de atividades que podem ser praticadas por pessoas de todas as idades e com os mais diferentes níveis de preparo físico e intimidade com os esportes.

Independente do grau de experiência que você possui com a prática do turismo de aventura. Sempre haverá um lugarzinho novo para ser explorado e uma experiência nova para ser vivida. Pois é para isso que estamos aqui! Vamos dar algumas dicas de roteiros para que você desbrave esse brasilzão. E se encante com todas as maravilhas naturais espalhadas país a fora e pratique diferentes atividades em contato com a natureza.

Pratique turismo de aventura pelo Brasil afora

Vamos conhecer alguns destinos com paisagens de tirar o fôlego e que possibilitam aos amantes do turismo de aventura a prática de diferentes modalidades? Assim nada mais justo do que começar pelo trekking, nosso velho amigo. Chapada Diamantina, Parque Estadual do Ibitipoca, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, todos esses destinos já foram citados aqui no blog em algum momento. Então se algum desses estava na sua lista pode aproveitar para conferir nossas dicas sobre eles, se não estavam, vale a pena colocar.

Um destino inédito aqui no blog é Bonito, no Mato Grosso do Sul. A cidade é considerada o maior destino de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil. As paisagens são excepcionais e o lugar é perfeito para a prática de diversas atividades que fazem parte do turismo de aventura. São cachoeiras, grutas, trilhas e uma diversidade imensa de flora e fauna. O Abismo Anhumas é uma atração bastante conhecida na região e o turista que se aventura no local tem como recompensa uma paisagem espetacular e completamente esculpida pela natureza.

Famoso entre os praticantes de rapel, o Abismo é na verdade uma caverna subterrânea com 72 metros de altura. E abriga um lago de águas cristalinas que chega a 80m de profundidade e tem a largura de um campo de futebol. Quem topa encarar a descida correspondente a 26 andares, pode recuperar o fôlego em um deck construído sobre o lago. É ali que o visitante tem a oportunidade de contemplar toda a beleza do lugar. Se você for mergulhador profissional pode desfrutar de uma parte do lago com 18m de profundidade reservada especialmente para o mergulho.

Já pensou em escalar árvores como esporte?

Agora imagine escalar árvores com até 35 metros de altura e ver de cima toda a beleza da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. Pois é exatamente isso que a Amazon Tree Climbing vai proporcionar para você. Os roteiros da agência contemplam diferentes cidades pelo norte do país. Dessa forma, proporciona experiências únicas como a visita a uma comunidade indígena. O encontro das águas dos rios Negro e Solimões, além da oportunidade de nadar com botos.

Gosta de praticar esportes e também não dispensa uma boa praia? Pois saiba que entre as paisagens paradisíacas espalhadas pelo Nordeste brasileiro. Estão algumas oportunidades imperdíveis para os adeptos do turismo de aventura. Em Jericoacoara por exemplo, o kitesurf é uma modalidade muito comum e existem diversas escolas do gênero à disposição dos visitantes. Enfim é o que facilita a prática do esporte para iniciantes e pessoas com pouca experiência.

Indo de uma ponta à outra, o sul do Brasil também reserva oportunidades aos amantes do turismo de aventura. As Cataratas do Iguaçu constituem um dos principais cartões postais brasileiros e reservam uma dose caprichada de adrenalina aos praticantes de rafting. Pois são aproximadamente 4km de descida divididos em 2km de corredeiras e 2km de águas calmas, o que permite que o praticante nade no rio.

São aproximadamente duas horas de muita aventura e diversão que começam no Cânion Iguaçu e terminam na central do Macuco Safári. Então, lembrando que as agências responsáveis preparam tudo com muita segurança. E que ao longo do percurso existem barcos de apoio, cordas e boias de resgate.

Com a quantidade de belezas naturais espalhadas pelo país poderíamos escrever páginas e mais páginas com dicas de roteiros em diferentes destinos. O importante é que você pesquise bastante sobre os esportes que deseja praticar, a fim de descobrir o destino que mais lhe agrada.

Então pesquise também sobre os pré requisitos exigidos para a realização da prática e fique atento às restrições e equipamentos necessários. Coloque sempre sua saúde e sua segurança em primeiro lugar e torne seu momento de lazer ainda mais prazeroso.

#Indicca – Geração de Conteúdo