O que é HIDRÓLISE? É um processo químico que deteriora o poliuretano. O poliuretano é um material utilizado no solado dos calçados e botas. Assim deteriorando o solado. Em outras palavras estragando o calçado. A hidrólise em muitas das vezes acontece por armazenamento inadequado ou falta de uso. De tal forma que melhor estar utilizando o calçado que deixa-lo estragando no armário.
O que é HIDRÓLISE? Reação química no seu calçado.
No blog “The North Face” tem uma dica confirmando que por mais estranho que possa parecer, mas é verdade, o calçado parado pode estragar mais fácil do que um calçado usado diariamente. Então melhor manter as Botas Marluvas no pé, protegendo com conforto que deixa-las estragando no armário.
A HIDRÓLISE com reação química pode acontecer em função de três fatores:
- Armazenamento
- Sujeira
- Falta de utilização
Desta forma ciente de como acontece e por que o EPI pode estragar, principalmente por uma reação química, melhor tomar cuidados.
Como evitar a HIDRÓLISE:
- Usar sempre, evitar mante-lo guardado por muito tempo
- Mantenha-os sempre secos e limpo
- Armazene em locais frescos e arejados
Então o uso é uma ação preventiva de manutenção do EPI – Botas de Segurança. Por certo a manutenção com limpeza e armazenamento também são importantes. Dessa forma usar e manter limpo são as regras básicas de manutenção preventiva das Botas.
Para falar de hidrólise, temos que falar primeiro de POLIURETANO. E o que é o Poliuretano? Poliuretano (denominado pela sigla PU) é um polímero formado por uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas, o poliol e o prépolímero.
Complicado, né? Mas essa matéria prima está mais presente no seu dia a dia do que você imagina! Muitos produtos como pneus, volantes, mobílias, tintas, colchões, preservativos e calçados, são fabricados com poliuretano/PU.
Para ilustrar segue uma sequência de vídeos que podem esclarecer no modelo áudio visual sobre o que é a Hidrolise. Dessa forma, também, como prevenir:
Essa maravilha foi criada pelo químico industrial alemão Otto Bayer (1902–1982) lá na época da segunda guerra mundial, como o substituto perfeito para a borracha. De lá pra cá o poliuretano conquistou o mundo com sua leveza, conforto e durabilidade. Por essas características, ele é a matéria prima escolhida para os solados dos calçados Marluvas.
Compostos por duas camadas do poliuretano, denominado PU Bidensidade, os solados dos calçados Marluvas possuem uma camada mais densa, a sola, que fica em contato direto com o solo e possui maior resistência à abrasão/desgaste, e a outra, a entresola, que possui contato com o corpo, e é mais expandida, macia e flexível. Uma maravilha para seus pés, joelhos e coluna, pois proporciona maior absorção de impacto ao caminhar, alta resistência a abrasão, alta flexibilidade, resiliência, leveza, conforto, boa resistência a solventes e óleos e ainda é dielétrico.
Mas como qualquer outra matéria prima, o poliuretano também necessita de cuidados básicos e manutenção periódica. Aí entra a HIDRÓLISE.

O que é a hidrólise? Ela é nada mais que a quebra das moléculas do poliuretano em decorrência de uma reação química natural, que ocorre quando o produto é armazenado de forma incorreta em lugares úmidos ou quentes demais, ou por muitos anos sem utilização. O ressecamento dessas partículas faz com que o produto de poliuretano vá se quebrando/esfarelando. Esse fenômeno é a inversão do processo químico de formação do poliuretano, que ocasiona a separação dos dois materiais que o compõem: o poliol e o prépolímero.
Como posso prevenir a hidrólise? Para manter por mais tempo as características originais do solado de poliuretano, é necessário que ele esteja em movimento – ou seja, deve ser usado regularmente. Outra recomendação é secar os calçados completamente sem incidência de calor antes de armazena-los em sacos plásticos, caixas ou armários. Simples assim. Com esses cuidados básicos, seu calçado irá te acompanhar você por muitos e muitos passos.